20 julho, 2011

Nutrição como ferramenta de uma saúde melhor

Hoje possuímos inúmeros meios que facilitam nossa vida corrida e cheia de atribulações, porém isso tem um preço. Cada vez mais buscamos os resultados imediatos com o mínimo de esforço possível, só que com essa busca desenfreada esquecemo-nos de cuidar de nossas maquinas (nossos corpos e mentes) e das maquinas que formarão nossos descendentes. Você deve estar se perguntando porque estou escrevendo isso. Bom sou nutricionista e busco através da orientação de uma alimentação saudável recriar hábitos de vida mais saudáveis, uma tarefa bem complicada neste mundo express.
Ter um corpo funcionando corretamente traz bem mais benefícios do que se percebe. Se você precisa ser criativo, lembrar-se das tarefas, realizar as tarefas, buscar as crianças, gerar filhos, ficar sem doenças, a mudança de hábitos alimentares deveria ser um dos motivos para o qual você acorda todos os dias. Porque afirmo isso?
Sabe-se hoje que o número de doenças crônicas não transmissíveis como, câncer, pressão alta, diabetes, síndrome metabólica e outras, vem aumentando de maneira alarmante. Pergunto à vocês se isso ocorre apenas pelo fato de estarmos ficando mais velhos ou se também tem relação com o que fazemos ao nosso organismo durante anos. Viver em uma bolha é inviável, temos que seguir sobrevivendo da melhor maneira e é ai que uma alimentação correta, equilibrada, sem agrotóxicos, com o mínimo de alimentos industrializados, rica em flavonoides e antioxidantes entra.
Pensar que esses cuidados devem ser tomados apenas quando ficamos doentes ou na idade adulta representa a sociedade em que prevenir é besteira, espera-se estragar para concertar. Pensando de maneira oposta podemos criar hábitos que melhorem a qualidade dos genes que serão ativados ou desativados visando a prevenção de males atuais.
Isso é possível?
Sim, nos alimentos existem além dos nutrientes como, minerais e vitaminas, substancias que tem o poder de mudar a mensagem que as células recebem e com isso podem ativar genes que protegem contra doenças cardiovasculares, obesidade, câncer, diabetes e ao mesmo tempo desativar rotas de produção de substancias que levariam a esses quadros patológicos.
Por isso hoje é de fundamental importância que os cuidados com a alimentação inicie-se o mais cedo possível, ou seja antes da gestação, durante a gestação, amamentação e para o resto da vida.
Imagine que você mudando hábitos alimentares, pode proteger seu filho contra essas doenças modernas e que você também vai ganhar muito com isso, viverá com uma qualidade de vida melhor, podendo presenciar momentos especiais com quem convive e evitar que doenças como mal de Parkinson e mal de Alzheimer o assombre.
Nutrigenética, nutrigenomica, epigenetica, todos esses nomes estranhos são áreas de pesquisa que buscam achar os mecanismos e nutrientes que podem mudar nossa realidade. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário